BREVE HISTÓRIA

A Diretoria de Ensino – Região de Adamantina foi criada por meio do Decreto de nº 25.018, de 14 de outubro de 1955 (publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 15 de outubro de 1955), pelo então Governador do Estado, o Sr. Jânio Quadros. Naquela época tinha o nome de “Delegacia de Ensino de Adamantina” e jurisdição sobre 18 municípios. Assim dispunha o Decreto::

Artigo 2º: Fica localizada uma Delegacia de Ensino em Adamantina, com sede na mesma cidade, ficando sob sua jurisdição os municípios de: Adamantina (sede), – Osvaldo Cruz, Dracena, Lucélia, Pacaembu, Tupi Paulista, Flórida Paulista, Junqueirópolis, Rinópolis, Parapuã, Paulicéia, Mariapólis, Flora Rica, Irapuru, Ouro Verde, Monte Castelo. Santa Mercedes e Panorama. (SÃO PAULO, Decreto n. 25.018 de 14/10/1955)

A Delegacia de Ensino de Adamantina foi fruto de um desmembramento da Delegacia de Ensino de Marília, que na época possuía jurisdição de Marília até Panorama. Em meio a este processo ocorreu a transferência da 9ª Delegacia de Ensino da Capital para a cidade de Adamantina.

A instalação em Adamantina ocorreu em 25 de novembro de 1955, e seu primeiro Delegado de Ensino foi o Sr. Hélio de Almeida Catojo, que atuou como interino.

Em seus primeiros anos a Delegacia de Ensino de Adamantina localizava-se na Alameda dos Expedicionários, sendo posteriormente transferida para a Alameda Dr. Armando Salles de Oliveira. Também funcionou por pouco tempo em área anexa à Escola Municipal Navarro de Andrade, voltando novamente ao prédio da Alameda Armando Salles de Oliveira em período posterior.

Em 13 de junho de 1988, aniversário da cidade de Adamantina, foi inaugurada e transferida a Delegacia de Ensino de Adamantina para o seu atual prédio, localizado na Alameda Bráulio Molina Frias.

A DIRETORIA DE ENSINO NOS DIAS DE HOJE

Atualmente, a Diretoria de Ensino – Região de Adamantina tem jurisdição em 22 municípios: Adamantina, Dracena, Flora Rica, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Mariápolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama, Paulicéia, Pracinha, Sagres, Salmourão, Santa Mercedes, São João do D’Alho e Tupi Paulista. Conforme é possível observar no mapa abaixo:

São ao todo 33 escolas atendidas, com anos finais do Ensino Fundamental, ao Ensino Médio,  Educação de Jovens e Adultos, para aqueles que não concluíram seus estudos na idade correta, além de possuir Centros de Estudo de Línguas e Escolas de Programa Ensino Integral (PEI).

Os trabalhos são dirigidos pela Professora Irmes Mary Moreno Roque Mattara, designada Dirigente Regional de Ensino, que conta com suporte administrativo e pedagógico de diretores e demais servidores (clique aqui para acessar o organograma)

A sede da Diretoria situa-se em Adamantina, na Av. Bráulio Molina Frias, 120 – Vila Cicma. Já o Polo de Capacitação e a Rede do Saber atendem pelo endereço Alameda Arno Kiffer, nº 45 – Vila Cicma, Adamantina/SP.

LOCALIZAÇÃO GEOPOLÍTICA