SEMINÁRIO CONECTANDO BOAS PRÁTICAS – 2019

Da esquerda pra direita: Grisielli Nogueira da Cruz, Cristina Soares Nunes e Viviane Gonzales de Andrade Rissi

Professoras da Diretoria de Ensino de Adamantina apresentaram suas práticas no 1º Seminário Conectando Boas Práticas na Cidade de Assis/SP, ocorrido na última segunda-feira (04/11).  O evento realizado pelo núcleo de Assis da rede Conectando Saberes, em parceria com a Fundação Lemann e Secretaria Municipal de Assis, contou com a apresentação dos 20 projetos pedagógicos mais bem avaliados de educadoras e educadores do município e região.

Os trabalhos classificados e apresentados pelas professoras da Diretoria de Ensino de Adamantina ficaram classificados entre os 10 melhores:

Classificação Nome Projeto Escola Município
2º lugar Grisielli Nogueira da Cruz Sarau Literário E.E. 9 de Julho Dracena
7º lugar Viviane Gonzales de Andrade Rissi Formação em Metodologias Ativas E.E. Dom Bosco Osvaldo Cruz
8º lugar Cristina Soares Nunes A Mágica da Matemática E.E. Idene Rodrigues dos Santos Junqueirópolis

O objetivo do seminário é reconhecer, valorizar e promover momentos de trocas entre educadores, principalmente com práticas que podem ser replicáveis e enriquecem outras salas de aula e gestão escolar.

As professoras socializaram suas práticas, apresentando o contexto, objetivo, resultados, recursos utilizados e todo o passo a passo dos projetos.

• Sarau Literário

Objetivo: Contribuir para que os educandos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e protagonista, desenvolvendo a competência leitora e escritora.

Compreender a linguagem como forma de expressão e comunicação, ampliando seu repertório linguístico e literário.

Ações :

– Declamar poesias trabalhadas em sala de aula e contar histórias;

– Trabalhar a expressão corporal através de apresentações

– Ler histórias literárias de diversos autores;

– Envolver a comunidade escolar na execução e apresentação de músicas;

– Exposição artística dos alunos e convidados;

– Produção de poesias em alinhamento com a sala de leitura “ Pão com Poesia”;

– Construção de instalações poéticas  e artísticas;

– Intervenções poéticas no supermercado da cidade;

– Trabalhar com letras de músicas e poesias, relacionadas ao contexto histórico desenvolvido no currículo

Resultados: O Sarau mostrou-se uma  prática transformadora, pois os alunos venceram a timidez, estimulou a revelação de novos autores, proporcionou expansão do conhecimento e mentalidade crítica, valorizou o ser humano e o conhecimento do patrimônio cultural, realizou o desenvolvimento do vocabulário, concentração, disciplina, respeito e solidariedade, além de ter estimulado o contato pessoal entre todos os envolvidos.

• Formação em Metodologias Ativas

Objetivo: Formar os professores em serviço (durante as reuniões de ATPC), para o uso de metodologias ativas de aprendizagem em sua prática diária, de modo que ocorra a mudança de paradigma tanto do aprendizado quanto da relação professor-aluno.

Como Fazer?

1. Buscar conhecimento referente as metodologias ativas.
  2. Preparar os materiais necessários para formação docente.
  3. Realizar as formações docente.
  4. Acompanhar em sala de aula a aplicação das práticas a partir da formação docente.
  5. Realizar feedback do acompanhamento aos professores.
  6. Avaliar com o corpo docente o resultado das novas metodologias inseridas no cotidiano escolar.

Resultados:

• Alunos protagonistas, com maior participação do seu processo de aprendizagem.
  • Desenvolvimento da dimensão cognitiva e da dimensão socioemocional dos alunos.
  • Melhora do desempenho escolar.

Metodologias trabalhadas:

• Cultura Maker
  • Ensino Híbrido
  • Gamificação no Ensino
  • Sala de aula invertida

• A Mágica da Matemática

Objetivo:  Introduzir e estimular o interesse e a curiosidade para conhecer diferentes estratégias de cálculos, desenvolvendo a capacidade de investigação na busca de resultados, valorizando o coletivo, o protagonismo juvenil e o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem.

O trabalho realizado pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio constituiu na confecção e realização de jogos pedagógicos, abordando diversas habilidades trabalhadas nos conteúdos de probabilidade, porcentagem, trigonometria e as quatro operações. Foram aplicados durante um circuito matemático para os alunos dos 9º anos.

Resultados: Foi realizada uma avalição do projeto que foi aprovado por 100% dos alunos que participaram.