Abertas inscrições para Olimpíada de Matemática

Abertas inscrições para Olimpíada de Matemática

As escolas que já fizeram o cadastro em 2020 estarão inscritas automaticamente para esta edição, podendo realizar alterações necessárias acessando o site da OBMEP. Se alguma escola não efetuou a inscrição da 16ª edição no ano de 2020, terá a oportunidade de realizar até às 23h59min do dia 30 de abril.

A recomendação da Coordenação da Olimpíada é que as escolas evitem fazer a atualização ou inscrição na última hora, uma vez que é necessário preencher a ficha de inscrição com informações detalhadas, relacionadas à documentação da escola, à quantidade de alunos por cada nível de participação, à indicação de estudantes com necessidades especiais etc.

Também recomendam que leiam atentamente o regulamento disponível no site, pois ocorrerão mudanças devido ao quadro atual em que as escolas estão passando.

Para mais informações entrar em contato por meio do e-mail: coped.decegep.cefaf@educacao.sp.gov.br .

 

Vencedores serão convidados a participar de programa de iniciação científica

As inscrições para 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foram reabertas após adiamento em 2020 e devem ser feitas até 30 de abril pela internet. A olimpíada é voltada a estudantes de Ensino Médio e Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais, federais e de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS). Jovens da rede privada também podem competir mediante pagamento de taxa. A inscrição para escolas públicas é gratuita. Veja regulamento

As provas da primeira fase estão previstas para o período entre 30 de junho e 3 de agosto, em formato presencial ou online, conforme opção da escola, que também será responsável pela aplicação do exame. A segunda etapa deverá ocorrer em 6 de novembro. O calendário completo está disponível no site. A divulgação dos premiados está programada para janeiro de 2022.

As Etecs conquistaram 56 medalhas na última competição. Foram contabilizadas duas de ouro, 22 de prata e 32 de bronze, além de mais de 900 menções honrosas. Os alunos Claudia Martins e Marcos Breda, das Etecs Polivalente, de Americana, e Amim Jundi, de Osvaldo Cruz, respectivamente, receberam as medalhas de ouro. Mais de 18 milhões de jovens participaram da olimpíada, representando cerca de 50 mil escolas públicas e privadas do Brasil. Conheça relação de Etecs premiadas na Obmep 2019.

Os vencedores são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes. Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep tem como objetivo promover o estudo da Matemática no Brasil e a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.