REORGANIZAÇÃO DO NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 2025
Em acordo com a Resolução SEDUC 111 de 06 12 2024.pdf, que dispõe sobre as funções de Professor Especialista em Currículo e Coordenador de Equipe Curricular, o núcleo pedagógico da Regional de Ensino de Adamantina, foi reorganizado, buscando maior proximidade e apoio as unidades escolares.
Nesse novo formato, obtivemos algumas novidades, mas outras continuam com frentes de atuação exclusivas, como a Educação Especial, Multiplca e Conviva.
A novidades são para as frentes da pasta “Qualidade da Aula” e “Desenvolvimento Curricular”.
Em relação a atuação dos PECs Qualidade da Aula, podemos destacar, pautado na resolução vigente as principais funções:
- Acompanhamento pedagógico nas unidades escolares sob sua responsabilidade, com foco em trabalhar as prioridades definidas no roteiro de acompanhamento disponibilizado periodicamente pela SEDUC, formando e apoiando o Coordenador de Gestão Pedagógica;
- Acompanhamento do trabalho pedagógico dos professores em sala de aula;
- Assistir a aulas de professores das escolas sob sua responsabilidade, com foco no apoio ao docente e qualificação de suas práticas pedagógicas;
- Acompanhamento e orientação para o planejamento e o replanejamento das unidades escolares;
- Acompanhamento e análise dos indicadores pedagógicos e suas respectivas metas das unidades escolares sob sua responsabilidade, propondo ações para melhorar os resultados;
Em relação a atuação dos PECs Desenvolvimento Curricular, podemos destacar, pautado na resolução vigente as principais funções:
- Desenvolver ações de articulação entre currículo, recursos pedagógicos ofertados pela SEDUC (materiais digitais e impressos e plataformas educacionais) e as avaliações externas (Prova Paulista, Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB e Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA) voltadas para seu segmento, área de conhecimento e componente;
- Formar, engajar e apoiar professores e Coordenadores de Gestão Pedagógica no uso dos recursos pedagógicos (materiais digitais e impressos e plataformas educacionais) ofertados pela SEDUC e nas avaliações externas, assegurando sua compreensão;
- Analisar e acompanhar os indicadores pedagógicos (desempenho nas avaliações e utilização de plataformas educacionais) e as respectivas metas das unidades escolares da diretoria de ensino, de forma a identificar escolas que mais precisam de apoio para melhorar o resultado dos indicadores;
- Elaborar e executar plano de ação focado na melhoria de resultados e avanço na aprendizagem para turmas e unidades escolares com menor desempenho nos indicadores de avaliação e plataformas educacionais;
- Realizar encontros virtuais periódicos com a Coordenação de Gestão Pedagógica e/ou professores das escolas com menor desempenho nos indicadores de avaliação;
- Realizar visitas presenciais a escolas de maneira regular e conforme necessidade identificada a partir da análise dos indicadores, por demanda da escola ou do PEC responsável pela pasta Qualidade de Aula, para orientar e formar o Coordenador de Gestão Pedagógica e/ou professores em relação ao segmento, à área do conhecimento, ao componente, ao currículo, aos materiais e às plataformas educacionais;
Veja agora os profissionais alocados em cada frente de atuação:
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E-MAIL: ada.eec@educacao.sp.gov.br
ANTONIO LUCIANO CAETANO
COORDENADOR DE EQUIPE CURRICULAR Telefone: 18-3502-2347 |
ADRIANA BORTOLO DE ARAUJO
PEC DESENVOLVIMENTO CURRICULAR – ANOS INICIAIS Telefone: 18-3502-2356 |
ALINE NOGUEIROL DE MENDONÇA LOBO
PEC DESENVOLVIMENTO CURRICULAR – CIÊNCIAS HUMANAS Telefone: 18-3502-2360 |
ANALAURA PELLISON DE CAMPOS FERRARI
PEC DESENVOLVIMENTO CURRICULAR – MATEMÁTICA Telefone: 18-3502-2350 |
ANDREIA FRANZO JUSTO
PEC CONVIVÊNCIA Telefone: 18-3502-2355 |
CLAUDEMIR GARBELINI
PEC DESENVOLVIMENTO CURRICULAR – CIÊNCIAS DA NATUREZA Telefone: 18-3502-2374 |
FABIANO RODRIGO BIFFI
PEC MULTIPLICA |
FERNANDA RODRIGUES LOPES CORVELONI
PEC DESENVOLVIMENTO CURRICULAR – LINGUAGENS Telefone: 18-3502-2351 |
HORACIO VIEIRA GARCIA
PEC MULTIPLICA |
JANAÍNA FÉLIX DA SILVA
PEC QUALIDADE DE AULA Telefone: 18-3502-2337 |
JOSÉ ANTONIO GODOY
PEC DESENVOLVIMENTO CURRICULAR – TECNOLOGIA E ROBÓTICA Telefone: 18-3502-2336 |
JUSSARA ALVES MARTINS FERRARI
PEC QUALIDADE DE AULA Telefone: 18-3502-2354 |
MILENA SALVADOR
PEC QUALIDADE DE AULA Telefone: 18-3502-2349 |
PAULO SÉRGIO STORTI
PEC QUALIDADE DE AULA Telefone: 18-3502-2344 |
POLYANNA DE AGUIAR ROMANINI BOMBARDE
PEC QUALIDADE DE AULA Telefone: 18-3502-2373 |
RENATA BATISTA DE SOUZA
PEC QUALIDADE DE AULA Telefone: 18-3502-2352 |
ROBERTO NERI DA SILVA
PEC QUALIDADE DE AULA Telefone: 18-3502-2335
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ROSEANE MINATEL DE MATTOS
PEC QUALIDADE DE AULA Telefone: 18-3502-2358
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ROSELI DE OLIVEIRA GARCIA
PEC DESENVOLVIMENTO CURRICULAR – LÍNGUA PORTUGUESA Telefone: 18-3502-2357 |
SOLANGE BISPO
PEC EDUCAÇÃO ESPECIAL |
SÔNIA MARIA LACERDA PEC QUALIDADE DE AULA Telefone: 18-3502-2348 |
THAÍS SERRA LIMA
PEC QUALIDADE DE AULA Telefone: 18-3502-2334 |
As atribuições da EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO estão previstas na RESOLUÇÃO SEDUC N° 108, DE 28 DE JULHO DE 2025, que assim dispõe:
Artigo 136 – A Equipe de Professores Especialistas em Currículo, composto por servidores do Quadro do Magistério, responsáveis pelo apoio à gestão do currículo da rede pública estadual de ensino e em articulação com as Equipes de Supervisão, têm as seguintes competências:
I – implementar ações de apoio pedagógico e educacional que orientem os professores na condução de procedimentos relativos à organização e ao funcionamento do currículo nas modalidades de ensino;
II – orientar os professores:
a) na implementação do currículo;
b) na utilização de materiais didáticos e paradidáticos.
III – avaliar a execução do currículo e propor os ajustes necessários;
IV – acompanhar e orientar os professores em sala de aula, quando necessário, para garantir a implementação do currículo;
V – implementar e acompanhar programas e projetos educacionais da Secretaria relativos à área de atuação que lhes é própria;
VI – identificar necessidades e propor ações de formação continuada de professores e de professores coordenadores no âmbito da área de atuação que lhes é própria;
VII – participar da implementação de programas e projetos de formação continuada, em articulação com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” ;
VIII – acompanhar e apoiar reuniões pedagógicas realizadas nas escolas;
IX – promover encontros, oficinas de trabalho, grupos de estudos e outras atividades para divulgar e apoiar a formação docente na utilização de materiais pedagógicos em cada componente curricular;
X – colaborar com a formação dos professores na utilização de materiais pedagógicos;
XI – participar do processo de elaboração do plano de trabalho da unidade regional de ensino;
XII – elaborar o plano de trabalho da Equipe de Professores Especialistas em Currículo para melhoria da atuação docente e do desempenho dos estudantes;
XIII – orientar, em articulação com a Diretoria de Educação Especial, as atividades de educação especial e inclusão educacional no âmbito da área de atuação que lhes é própria;
XIV – acompanhar o trabalho dos professores e as metodologias de ensino utilizadas em sala de aula para avaliar e propor ações de melhoria de desempenho na área de conhecimento;
XV – organizar o acervo de materiais e equipamentos didático-pedagógicos;
XVI – implantar e supervisionar as salas de leitura, em articulação com a Supervisão de Ensino, Subsecretaria Pedagógica e as escolas;
XVII – analisar os resultados de avaliações internas e externas e propor medidas para melhoria dos indicadores da educação básica, no âmbito da área de atuação que lhes é própria.