Encontro Formativo “Qualificação para Profissionais da Educação: Acolhimento Escolar de Estudantes em Contexto de Violência Familiar”

A Diretoria de Ensino – Região de Adamantina sediou na última quarta-feira (19) um encontro formativo de qualificação para profissionais da educação, com o tema central “Acolhimento Escolar de Estudantes em Contexto de Violência Familiar”. O evento foi organizado pela Diretoria de Ensino em parceria com o Poder Judiciário da Comarca de Adamantina.

O núcleo central do encontro foi conduzido pela consultora e palestrante Prof.ª Drª. Artenira Silva, pós-doutora em psicologia e educação, pós doutora em direitos humanos, doutora em saúde coletiva, docente e pesquisadora em violência familiar, biótica e biopoder.

O encontro contou com a presença de 180 participantes, dentre eles gestores escolares, supervisores de ensino, docentes, conselheiros tutelares, assistentes sociais, estudantes gremistas e convidados, reforçando a importância da parceria entre as redes de proteção para o apoio uns dos outros, mitigação e resolução das violências entre todos, proporcionando ambientes favoráveis sobre a questão da boa convivência.

Na presença dos representantes gremistas, ocorreu o lançamento do primeiro Concurso de Poesia do Grêmio Estudantil da Regional de Adamantina, em parceria com o CONVIVA Regional, com o objetivo de integrar colegiados e promover reflexões sobre a temática “Violência Mata, Acolhimento Salva”.

Também esteve presente Flávio Antônio Gomes de Azevedo, gestor do CONVIVA central e líder do Programa Escola + Segura e Educação para a Redução de Riscos e Desastres (ERRD).