PROGRAMAS E PROJETOS

Programa Escola da Família

Responsáveis: Renata Batista de Souza – PCNP Projetos Especiais /  – Supervisor de Ensino

O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação. Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.
Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor. Cada escola organiza as atividades dentro de 4 eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho.

Maiores informações: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/default.htmlsc

 

CEL – Centro de Estudo de Línguas 

 

Responsável:  – Supervisor de Ensino

Oferecer aos alunos matriculados em escolas da rede estadual a oportunidade de aprender novos idiomas é o objetivo do Centro de Estudo de Línguas (CEL). Em todo o Estado de São Paulo, mais de 200 unidades disponibilizam cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês, conforme a demanda de cada região.
Além do estudo da língua estrangeira, os estudantes ampliam sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos.
O acesso aos cursos é gratuito. Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

ADAMANTINA

CEL – EE Profa. Fleurides Cavallini Menechino

DRACENA

CEL – EE. Eng Isac Pereira Garcez

JUNQUEIRÓPOLIS

CEL – EE Prof. Idene Rodrigues dos Santos

OSVALDO CRUZ

CEL – EE. Osvaldo Martins

Maiores informações: http://www.educacao.sp.gov.br/centro-estudo-linguas

Programa Ensino Integral (PEI)

Responsáveis:  – Supervisor de Ensino

Atualmente, 297 unidades oferecem o novo modelo de ensino em tempo integral, que atendem mais de 91 mil estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As unidades oferecem estrutura com laboratórios, disciplinas eletivas e jornada de oito a nove horas em média.
Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.

Maiores informações: http://www.educacao.sp.gov.br/escola-tempo-integral

Programa Sala de Leitura

Responsáveis: Talita Cristina dos Santos – PCNP Língua Portuguesa /   Regina Aparecida Padilha moncinhatto Bolzan – Supervisor de Ensino

Livros, jornais, folhetos, catálogos, vídeos, DVDs, CDs, orientações para pesquisa e letramento informacional. É com toda essa gama de material que os alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos contam, em um espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que incentiva a leitura e apoia o currículo escolar. As salas, arejadas e equipadas com mesas e cadeiras, abrigam o acervo da sala de leitura, coordenada por professores e aberta durante a semana nos três períodos de aulas (manhã, tarde e noite).

Maiores informações: http://www.educacao.sp.gov.br/sala-leitura