PROGRAMAS E PROJETOS

 

ACD e Jogos Escolares

Responsável:  Roseane – PCNP Educação Física

 


Atendimento Socioeducativo Fundação Casa

Responsáveis: PCNP’s – Adriana (Anos Iniciais), Solange (Educação Especial) / Aparecida Saraiva – Supervisor de Ensino

 


CEL – Centro de Estudo de Línguas 

Responsáveis:  Rosane – PCNP Inglês / Regina  – Supervisor de Ensino

Oferecer aos alunos matriculados em escolas da rede estadual a oportunidade de aprender novos idiomas é o objetivo do Centro de Estudo de Línguas (CEL). Em todo o Estado de São Paulo, mais de 200 unidades disponibilizam cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês, conforme a demanda de cada região.

Além do estudo da língua estrangeira, os estudantes ampliam sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos.
O acesso aos cursos é gratuito. Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

ADAMANTINA

CEL – EE Profa. Fleurides Cavallini Menechino

DRACENA

CEL – EE. Eng Isac Pereira Garcez

JUNQUEIRÓPOLIS

CEL – EE Prof. Idene Rodrigues dos Santos

OSVALDO CRUZ

CEL – EE. Osvaldo Martins

Maiores informações: http://www.educacao.sp.gov.br/centro-estudo-linguas

 


Conselho de Escola

Responsáveis: Luciano – PCNP Artes / Aparecida Saraiva – Supervisor de Ensino

O Conselho de Escola possibilita a criação de uma nova cultura e novas relações entre a sociedade civil e o poder público. O papel atribuído ao Conselho é decisivo na democratização da educação, por compartilhar com a comunidade escolar a responsabilidade nos rumos da escola. Seu pleno funcionamento possibilita a construção de uma escola cidadã, sendo o estudante o foco de todo o processo.

Os conselheiros devem auxiliar a escola a resolver questões pedagógicas, administrativas e financeiras, por exemplo. O Conselho é, portanto, um espaço de construção da cidadania, onde a comunidade e direção da escola exercem em conjunto o papel de gestores, garantindo a democracia e, assim, o aprimoramento na qualidade da educação pública paulista.

Cabe a direção da unidade estimular, sensibilizar e mobilizar os conselheiros para uma participação mais efetiva, inclusive na elaboração e aprovação da Proposta Pedagógica que define o rumo da escola.

Maiores informações: https://www.educacao.sp.gov.br/conselho-escolar

 


CUCo – Competição USP de Conhecimentos

Responsáveis: Hemerson – PCNP Ciências

A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é um desafio criado exclusivamente para os estudantes do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo para incentivar o ingresso nos cursos de graduação da USP e auxiliar a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior. A CUCo faz parte do Vem pra USP!

Maiores informações: https://www.fuvest.br/cuco-competicao-usp-de-conhecimentos

 


EDSG – Educação para a Diversidade Sexual e Gênero

Responsáveis: Hemerson – PCNP Ciências / Iranilde – Supervisor de Ensino

Com o objetivo de promover o reconhecimento da diversidade sexual e de gênero a Secretaria da Educação desenvolve ações e metas para garantir a execução de políticas de justiça social e enfrentamento a práticas discriminatórias nos ambientes educacionais.

Maiores informações: http://www.educacao.sp.gov.br/cgeb/programas/educacao-para-a-diversidade-sexual-e-de-genero

 


Educação Escolar para as Relações Étnico-Raciais

Responsáveis: Tiago Rafael (PCNP História/ Filosofia) / Paulo – Supervisor de Ensino

 


Educação para Jovens e Adultos

Responsáveis: Adriana – PCNP Anos Iniciais / Aparecida Saraiva – Supervisor de Ensino

Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio de cursos e avaliações voltadas à modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Entre eles estão o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos), os cursos da EJA (Educação para Jovens e Adultos), os CEEJA (Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos), além do PEP (Programa de Educação nas Prisões), que conta com o apoio da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária).

Maiores informações: https://www.educacao.sp.gov.br/educacao-jovens-adultos

 


Educação Escolar Quilombola

Responsáveis:  PCNP’s: Adriana (Anos Iniciais), Hemerson (Ciências) / Aparecida Saraiva – Supervisor de Ensino

 


Estudantes Migrantes Internacionais

Responsável:  Rosane – PCNP Inglês

 


 

Grêmio Estudantil

Responsáveis: Luciano – PCNP Artes / Iranilde – Supervisor de Ensino

Um espaço de debate, trabalho em grupo e novas ideias, os Grêmios Estudantis proporcionam ao aluno a oportunidade de estimular outros estudantes a participar da vida escolar e também da rotina da comunidade, por meio de projetos nas áreas de comunicação, cultura, esporte, social e política.

Maiores informações: https://www.educacao.sp.gov.br/gremio-estudantil

 


EMAI e Ler e Escrever

Responsáveis: Adriana PCNP Anos Iniciais / Regina – Supervisor de Ensino

 


Mediação e Linguagem, Radionovela e Vídeo

Responsáveis: Talita e Claudineia – PCNP’s Língua Portuguesa / Regina – Supervisor de Ensino

 


MMR – Método de Melhoria de Resultados

Responsáveis: PCNP’s – Talita (Língua Portuguesa/Facilitador), Jussara (Física), Rosane (Inglês), Claudineia (Língua Portuguesa), Analaura (Matemática) / Supervisores de Ensino – Wilson, Vilma, Márcia, Iranilde

O programa utiliza o Método de Melhoria de Resultados para que as escolas conquistem avanços educacionais, pedagógicos e de gestão.

O objetivo do Gestão em Foco é melhorar o aprendizado de 1 milhão de estudantes do Ensino Fundamental e Médio com a formulação de planos de trabalho personalizados e monitorados pela própria comunidade escolar. O método é utilizado desde o planejamento estratégico para o ano letivo e passa por etapas como identificar os desafios, planejar formas de superá-los e implantar as soluções elaboradas.

Em conjunto com a associação Parceiros da Educação, que conta com empresas, empresários e organizações da sociedade civil para auxiliar a Secretaria em projetos educacionais, uma experiência-piloto foi realizada em 2016, em 77 escolas da região leste de São Paulo. Durante o período, a média dos alunos do Ensino Médio no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) registrou crescimento de 15% se comparado à edição de 2015.

Maiores informações: https://www.educacao.sp.gov.br/gestaoemfoco

 


Novotec

Responsáveis: Jussara – PCNP Física / Wilson – Supervisor de Ensino

O programa Novotec chegou trazendo opções de cursos profissionalizantes gratuitas aos estudantes do ensino médio das escolas estaduais paulista. Oferecidos pelo Centro Paula Souza, que é referência pela excelência nas Etecs e Fatecs espalhadas pelo estado.

Os cursos têm conteúdo conectado com demandas do mercado de trabalho e da vida fora da escola. Esteja preparado para o futuro com os cursos Novotec. 

Maiores informações: http://www.novotec.sp.gov.br

 


OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Responsável: Jussara – PCNP Física

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência
Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.

A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Maiores informações: http://www.oba.org.br

 


OBF – Olimpíada Brasileira de Física

Responsável: Jussara – PCNP Física

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF),com
os seguintes objetivos:

-Despertar e estimular o interesse pela Física;

-Proporcionar desafios aos estudantes;

-Aproximar o Ensino Superior Público do Ensino Médio;

-Identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e
estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Maiores informações: http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2020

 


Olimpíada Brasileira de Geografia

Responsável: Tiago Rafael – PCNP História/ Filosofia

Por meio da olimpíada queremos utilizar o conhecimento das Ciências da Terra e da Geografia para empoderar os alunos no sentido de contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável e as adaptações às mudanças climáticas.

Ter conhecimento sobre os recursos naturais, entender como gerenciá-los no contexto geopolítico mundial para garantir benefícios sociais aos cidadãos e alcançar uma sociedade mais justa, com menos desigualdades. As Ciências da Terra e a Geografia proporcionam as ferramentas básicas para os cidadãos de amanhã lidar com o ambiente natural e os desafios da globalização.

Maiores informações: https://obgeografia.org

 


Olimpíada de Língua Portuguesa

Responsáveis: Talita e Claudineia – PCNP’s Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para estudantes de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Maiores informações: https://www.escrevendoofuturo.org.br

 


OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática

Responsáveis: Analaura – PCNP Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Maiores informações: http://www.obmep.org.br

 


Prêmio Inspiração 2020

Responsáveis: Luciano – PCNP Artes / Vilma – Supervisor de Ensino

O “Prêmio Inspiração 2020 – Boas práticas para uma educação do século 21”, busca reconhecer docentes que promovam práticas pedagógicas inspiradoras, nas quais o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes é trabalhado de modo integrado e intencional. Para isso, serão premiadas situações de aprendizagem inspiradoras e factíveis de serem realizadas por professores de todas as áreas de conhecimento, bem como dos componentes transversais: Tecnologia e Inovação, Projeto de Vida e Eletivas.

Maiores informações: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9049

 


Professor Auxiliar Pedagogo

Responsáveis: Solange – PCNP Educação Especial / Supervisores de Ensino – Hélio (Atribuição), Paulo (Pedagógico).

 


Programa Conviva SP

Responsáveis: PCNP’s – Luciano (Artes), Tiago Rafael (História/Filosofia) / Supervisores de Ensino – Maria, Vilma

O Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA SP, foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a proposta de que toda escola seja um ambiente de aprendizagem solidário, colaborativo, acolhedor e seguro, na busca da melhoria da aprendizagem.

O Programa visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação do Método de Melhoria de Convivência (MMC), além de atrelar ações proativas de segurança.

O CONVIVA SP é composto por projetos e ações articuladas entre Convivência e Colaboração; Articulação Pedagógica e Psicossocial; Proteção e Saúde; Segurança Escolar.

Maiores informações: https://efape.educacao.sp.gov.br/convivasp

 


Programa Educação nas Prisões

Responsáveis: PCNP’s – Adriana (Anos Iniciais), Hemerson (Ciências) / Aparecida Saraiva – Supervisor de Ensino

Assegurar à pessoa em situação de privação de liberdade no sistema prisional paulista o direito à educação básica é o objetivo da Secretaria da Educação por meio do programa de Educação nas Prisões. O ensino é oferecido em unidades prisionais do Estado em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Maiores informações: http://www.educacao.sp.gov.br/cgeb/programas/programa-educacao-nas-prisoes

 


Programa Ensino Integral (PEI)

Responsáveis: PCNP’s – Renata  (Projetos Especiais), Jussara (Física), Luciano (Artes) / Supervisores de Ensino – Vilma, Wilson, Maria, Márcia, Iranilde, Hélio

Atualmente, 297 unidades oferecem o novo modelo de ensino em tempo integral, que atendem mais de 91 mil estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As unidades oferecem estrutura com laboratórios, disciplinas eletivas e jornada de oito a nove horas em média.

Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.

Maiores informações: http://www.educacao.sp.gov.br/escola-tempo-integral

 


Programa Escola da Família

Responsáveis: Renata – PCNP Projetos Especiais /  Márcia  – Supervisor de Ensino

O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação. Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.

Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor. Cada escola organiza as atividades dentro de 4 eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho.

Maiores informações: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br

 


Programa Inova Educação

Responsáveis: PCNP’s – Renata (Projetos Especiais), Jussara (Física) / Vilma – Supervisor de Ensino

O Inova Educação foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com o propósito de oferecer novas oportunidades para todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo.

O Programa traz inovações para que as atividades educativas sejam mais alinhadas às vocações, desejos e realidades de cada um. Novidades essenciais para promover o desenvolvimento intelectual, emocional, social e cultural dos estudantes; reduzir a evasão escolar; melhorar o clima nas escolas; fortalecer a ação dos professores e criar novos vínculos com os alunos.

Maiores informações: https://inova.educacao.sp.gov.br

 


Programa Sala de Leitura

Responsáveis: PCNP’s: Talita (Língua Portuguesa), Claudineia (Língua Portuguesa) /   Regina  – Supervisor de Ensino

Livros, jornais, folhetos, catálogos, vídeos, DVDs, CDs, orientações para pesquisa e letramento informacional. É com toda essa gama de material que os alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos contam, em um espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que incentiva a leitura e apoia o currículo escolar. As salas, arejadas e equipadas com mesas e cadeiras, abrigam o acervo da sala de leitura, coordenada por professores e aberta durante a semana nos três períodos de aulas (manhã, tarde e noite).

Maiores informações: http://www.educacao.sp.gov.br/sala-leitura