O Programa UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA é uma iniciativa da CGU em parceria com o Instituto Maurício de Sousa. O Programa faz parte de um conjunto de ações de capacitação e gestão do conhecimento, voltadas para o público infantojuvenil, conhecido como “Educação Cidadã”.
O UPT visa a propor experiências de aprendizagem relacionadas à ética e à cidadania, despertando o interesse de estudantes e a participação de toda a comunidade escolar no desenvolvimento das ações, proporcionando assim um processo de ensino-aprendizagem colaborativo.
A escola é o núcleo principal de desenvolvimento das ações do UPT, mas as temáticas propostas objetivam a preparação dos estudantes para uma atuação efetiva nos contextos dos quais fazem parte.
O UPT é voltado para estudantes do Ensino Fundamental I, podendo alcançar também estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental II.
O Programa foi iniciado em 2009 e hoje conta com ampla avaliação positiva de comunidades escolares em todo o Brasil, além de reconhecimento internacional como iniciativa governamental de excelência, destinada a valorizar o comportamento ético e o exercício da cidadania entre crianças e adolescentes. Destacam-se sua proposta pedagógica, a riqueza dos recursos didáticos e o seu caráter lúdico, colaborativo e criativo.
As experiências de aprendizagem são desenvolvidas em sala de aula com a participação do professor, que pode contar com uma capacitação no formato EAD para melhor conhecer o Programa. O material aborda de forma lúdica os temas relacionados à ética e cidadania, alinhados aos objetivos gerais e específicos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
A publicação da Portaria nº 1.840/2018 que regulamenta o Programa, e ainda permite que parceiros públicos e privados possam assinar um Termo de Adesão com a CGU, assumindo as responsabilidades de financiamento, captação de escolas, impressão, logística e aplicação do material didático, possibilitou o alcance de um número maior de escolas públicas e privadas nos 27 entes federados.
Ademais, a parceria envolvendo a CGU, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Maurício de Sousa (IMS) e o Ministério da Educação (MEC) resultou na universalização do Programa, com a adaptação do material para o formato digital e interativo, que possibilita a participação gratuita de qualquer instituição educacional, pública ou privada, em qualquer lugar do país. Todo o material do Programa também estará disponível em modo offline (via mídias digitais, links e aplicativos) para locais onde não haja acesso à internet, ou ainda em modo online, hospedado na plataforma AVA MEC, do Ministério da Educação – MEC, podendo ser acessado por diversos canais via web (tablet, celular, lousa digital etc).
Outra importante iniciativa da CGU, em parceria com o MEC, resultou na ampliação do Programa e na produção de Revistas em Quadrinhos, inclusive no formato digital por meio de aplicativos (Play e Apple Store), acompanhadas de Guias do Professor, Bancos de Atividades, Tirinhas e Histórias em Quadrinhos e ainda Vídeos de Animação, com a participação dos personagens da Turma da Mônica. Para participar é necessário assinar o Termo de Participação.
Com a realização dessas ações, a CGU estima que sejam alcançados nos próximos anos cerca de 15 milhões de estudantes do Ensino Fundamental, em 170 mil escolas de todo o Brasil.
>>>> DOCUMENTOS RELACIONADOS PROGRAMA
VIDEOS SOBRE O PROGRAMA COM A TURMA DA MÔNICA
Acesse aqui o canal da Controladoria Geral da União com todos os vídeos