2º Encontro Regional de Gremistas da Diretoria de Ensino Região de Adamantina “Tribos: Nas trilhas dos direitos humanos”.

O último dia 04 de maio, na sede do Clube da Campo da APEOESP de Dracena foram o dia e local escolhidos para a realização do encontro mais juvenil e protagonista dos últimos anos da Regional de Adamantina.

Participaram 22 municípios da área da Diretoria Regional de Ensino de Adamantina, onde cento e cinquenta e dois estuantes gremistas representando as 33 escolas estaduais da região, além de 35 Coordenadores de Organização Escolar, 11 Supervisores de Ensino, e 17 Professores Coordenadores da Diretoria de Ensino e convidados.

Fortalecer o Protagonismo Juvenil, a cidadania, o conhecimento sobre direitos humanos, e promover a formação dos estudantes, foram uns dos objetivos abarcados pela Supervisora de Ensino Maria Fortuna, Antonio Luciano e Renata Batista – Professores Especialistas em Currículo para o referido encontro.

As escolas estaduais Julieta Guedes de Mendonça, Alfredo Machado, Isac Pereira Garcez e Nove de Julho do município de Dracena, num trabalho colaborativo, realizaram o acolhimento dos participantes do encontro, onde criaram vários espaços, interativos, integrativos e reflexivos com a temática do ato de acolher.

O Delegado de Polícia Dr. Féres Cury Karam, especialmente designado pelo Delegado Seccional de Polícia de Dracena Dr. Alexandre Luis Luengo Lopes, discorreu sobre importante tema: “Direitos Humanos: Uma visão de Ética e Cidadania no mundo atual” com importantes noções e procedimentos a serem seguidos pelos estudantes participantes, bem como por todos os presentes.

As trilhas indicadas pela própria Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, dentre elas: Antirracismo, Violência contra a Mulher, Fake News, Bullying e Gênero, foram os temas que nortearam o trabalho em grupo, no qual os estudantes gremistas, divididos em tribos, refletiram sobre as temáticas versadas nos estudos de caso, que levou os participantes a esse importante trabalho de reflexão que é o primeiro passo a ser dado na realização da mitigação e extinção dessas problemáticas. A Regional de Adamantina, interlocutora do colegiado estudantil, continuará acompanhar os desdobramentos desse trabalho em todas as unidades escolares.

Houve intensa interação com o público presente ao evento que pode ser considerado de grande magnitude, dada a sua importância e a importância dos participantes regionais que compareceram transformando o ambiente em uma praça de respeito aos Direitos Humanos, Protagonismo Juvenil e o comprometimento em melhoria contínua, visando melhorias na educação e na sociedade. A visão é que sejam respeitados os Direitos Humanos, porém com a condição primordial de serem todos Humanos Direitos.

 

Dirigente Regional de Ensino Prof Irmes Mary Mattara e Delegado de Polícia Dr. Féres Cury Karam

 

Participantes do encontro

 

 

Estudantes gremistas, e gestores durante as atividades em grupo sobre as trilhas formativas.