Diretoria de Ensino participa de Concurso Cultural promovido pelo SICOOB

Diretoria de Ensino participa de Concurso Cultural promovido pelo SICOOB Nosso que premeia alunos e professores em ação que fomenta o cooperativismo
16 escolas da Diretoria de Ensino da região de Adamantina participaram do Concurso Cultural que ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2023.

Aconteceu nesta segunda-feira (9), a solenidade de premiação referente ao Concurso Cultural 2023 – “Escola que coopera faz um futuro melhor” em que alunos e professores foram homenageados durante evento realizado em Adamantina no Espaço Wanda Maion. A cerimônia de premiação contou com a presença da Dirigente Regional de Ensino, Irmes Mary Moreno Roque Mattara, supervisores de ensino das escolas selecionadas, PECs de língua portuguesa, diretores, professores orientadores, alunos e seus representantes legais, além da diretoria do SICOOB Nosso.
A Cooperativa de Crédito abordou a temática do cooperativismo que dialoga com os temas transversais da BNCC e vem de encontro com a iniciativa da SEDUC que tem estimulado o desenvolvimento da competência escritora através da Plataforma Redação Paulista, implementada em agosto deste ano. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos 7sº e 9ºs anos foram dos gêneros: poema e tirinha em quadrinho, respectivamente.
Este é o primeiro ano em que a Diretoria de Ensino foi convidada a participar deste Concurso e a adesão das escolas jurisdicionadas a ela foi bem representativa: EE Durvalino Grion, EE Waldomiro Sampaio de Souza, EE Ministro Oscar Pedroso Horta, EE José Firpo, EE Prof. Salvador Ramos de Moura, EE Prof.ª Elmoza Antônio João, EE Dom Bosco, EE José Edson, EE Joel Aguiar, EE Helen Keller, E.E. Pércio Gomes Gonzales, E.E. Hans Wirth, E.E. Profª Maria Aparecida Lopes, E.E. Benjamin Constant, E.E. Profª Fleurides Cavalline Menechino, E.E. Osvaldo Martins.

Os 6 trabalhos selecionados – relacionados abaixo – na etapa local participarão da fase regional, que ocorrerá em 14 de novembro, em Ribeirão Preto.

Imagem: João Vinícius Faustino dos Santos
Os professores receberam um excelente material didático que pode fomentar o cooperativismo, a criatividade e o protagonismo na criação das produções textuais e artísticas alinhadas à BNCC. Os trabalhos premiados ainda concorrerão às etapas regional e nacional.
Todos os estudantes participantes receberam um prêmio simbólico e sustentável, um lápis que contém no final, sementes de tomate cereja que poderão ser plantadas. Os três estudantes finalistas de cada categoria – poema e tirinha – de cada Unidade Escolar ganharam um Kit de materiais escolares e os finalistas da etapa local receberam um kit de materiais escolares com mais itens. Todos os professores orientadores receberam um Kit queijo.

Os educadores responsáveis pelos trabalhos finalistas receberam um kit queijo e um cheque no valor de R$ 300,00 como forma de incentivo e agradecimento pelo engajamento.

A Diretoria de Ensino agradece a participação de todos os alunos, professores e escolas que participaram desta edição e ao SICOOB Nosso pela oportunidade única e enriquecedora que ficará marcada nas memórias de nossos estudantes e educadores.

“As flores de amanhã são as sementes de hoje.” (Karoline Penteado)