Escolas estaduais expandem carga horária de aprendizagem por meio da tecnologia com programa “Além da Escola”

Escolas estaduais expandem carga horária de aprendizagem por meio da tecnologia com programa “Além da Escola”
Iniciativa de ensino híbrido oferece novos desafios e contribui para a redução de desigualdades sociais

Por meio da tecnologia, estudantes da rede pública estadual terão carga horária ampliada a partir de abril por meio do programa “Além da Escola”. Focado em estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio das escolas regulares (incluindo escolas indígenas, de quilombo e de área de assentamento), a iniciativa de ensino híbrido visa garantir a recuperação de aprendizagem de maneira dinâmica, propor projetos em grupo que resolvam problemas reais da escola e também uma orientação de estudos personalizada.

A estratégia é realizada por adesão voluntária e prioriza os estudantes mais vulneráveis da rede, selecionados a partir da observação de critérios do CadÚnico. Para atender a demanda, 500 mil chips com 3GB de internet foram adquiridos e estão sendo disponibilizados.

O Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, destaca a importância da oferta do item tecnológico. “É uma ferramenta importante para promover o resgate educacional, o acesso ao conhecimento e contribuir diretamente para a manutenção do ritmo dos estudos, com desafios especialmente preparados, que contribuem na redução das desigualdades”, diz.

Acompanhamento e projetos realizados

Os estudantes do “Além da Escola” terão acesso a conteúdos do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) e de outras plataformas educacionais parceiras, além de orientação de estudos com um professor duas vezes por semana, via chat do CMSP. O tempo extra de estudo varia conforme o período: até 1h45 por dia, caso os estudantes sejam do período diurno, e até 1h15, para matriculados no noturno.

Além do tempo individual de estudos, os estudantes também serão organizados em grupos de 8 e 12 estudantes para realizar projetos interdisciplinares. Caso todas as etapas do programa sejam concluídas, cada grupo receberá R$300 para utilizar na escola e tirar os projetos do papel.

Como confirmar interesse

A manifestação de interesse para receber o chip e participar do “Além da Escola” ainda está aberta e deve ser realizada na Secretaria Escolar Digital – SED, na aba “Manifestação de Interesse dos Alunos ao Chip”, no site: sed.educacao.sp.gov.br, com o login e senha do aluno (mesmo do app CMSP).

Caminho: Aluno > Questionário – Chips de Internet > Responder > Leia as instruções e responda às três questões > Clique em Salvar.

Para saber mais sobre a elegibilidade ao chip de internet e participação na iniciativa, o estudante pode procurar a escola.