Programa Psicólogos nas Escolas


O Programa Psicólogos nas Escolas, foi retomado neste mês de setembro na Diretoria de Ensino Regional de Adamantina.
Atrelado ao Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva), o Programa Psicólogos nas Escolas, está retornando às nossas escolas estaduais. A contratação desses profissionais, beneficiará todas as unidades da nossa regional e tem como objetivo melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e construir ambientes escolares com climas cada vez mais harmônicos e saudáveis.
Essas contratações, ainda estão acontecendo, mas nossa regional já conta com dois psicólogos, que passam a integrar o quadro das unidades de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), na região de Adamantina.
As profissionais da psicologia, Liliane Maria da Silva e Vanessa Mendes Penga Rocha, foram acolhidas na Diretoria de Ensino e apresentadas as unidades escolares, na qual integrarão o corpo escolar para o desenvolvimento do trabalho relacionado a convivência, saúde mental e competências socioemocionais, que desencadearão um avanço na formação integral dos estudantes.
O que caberá aos psicólogos, em suas frentes de atuação:
• Elaborar e promover formações, orientações e dinâmicas com os profissionais da educação e estudantes a fim de prevenir e mitigar conflitos;
• Atuar em caráter universal, com projetos que beneficiem toda a comunidade;
• Em caráter de exceção, eles estão autorizados a fornecer atendimento individualizado e, quando necessário, promover a orientação e encaminhamento para a rede protetiva;
• Empregar somente métodos, técnicas e instrumentos de avaliação reconhecidos cientificamente na prática profissional e de acordo com as normativas e diretrizes do Conselho Federal de Psicologia.
A Diretoria de Ensino de Adamantina, ainda aguarda a contratação de mais profissionais pela Empresa terceirizada, responsável pelo programa. Estes comporão, reforçarão e integrarão o quadro de profissionais para apoiar as necessidades das nossas escolas.