Da esquerda pra direita: Grisielli Nogueira da Cruz, Cristina Soares Nunes e Viviane Gonzales de Andrade Rissi
Professoras da Diretoria de Ensino de Adamantina apresentaram suas práticas no 1º Seminário Conectando Boas Práticas na Cidade de Assis/SP, ocorrido na última segunda-feira (04/11). O evento realizado pelo núcleo de Assis da rede Conectando Saberes, em parceria com a Fundação Lemann e Secretaria Municipal de Assis, contou com a apresentação dos 20 projetos pedagógicos mais bem avaliados de educadoras e educadores do município e região.
Os trabalhos classificados e apresentados pelas professoras da Diretoria de Ensino de Adamantina ficaram classificados entre os 10 melhores:
Classificação | Nome | Projeto | Escola | Município |
2º lugar | Grisielli Nogueira da Cruz | Sarau Literário | E.E. 9 de Julho | Dracena |
7º lugar | Viviane Gonzales de Andrade Rissi | Formação em Metodologias Ativas | E.E. Dom Bosco | Osvaldo Cruz |
8º lugar | Cristina Soares Nunes | A Mágica da Matemática | E.E. Idene Rodrigues dos Santos | Junqueirópolis |
O objetivo do seminário é reconhecer, valorizar e promover momentos de trocas entre educadores, principalmente com práticas que podem ser replicáveis e enriquecem outras salas de aula e gestão escolar.
As professoras socializaram suas práticas, apresentando o contexto, objetivo, resultados, recursos utilizados e todo o passo a passo dos projetos.
- Sarau Literário
Objetivo: Contribuir para que os educandos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e protagonista, desenvolvendo a competência leitora e escritora.
Compreender a linguagem como forma de expressão e comunicação, ampliando seu repertório linguístico e literário.
Ações :
– Declamar poesias trabalhadas em sala de aula e contar histórias;
– Trabalhar a expressão corporal através de apresentações
– Ler histórias literárias de diversos autores;
– Envolver a comunidade escolar na execução e apresentação de músicas;
– Exposição artística dos alunos e convidados;
– Produção de poesias em alinhamento com a sala de leitura “ Pão com Poesia”;
– Construção de instalações poéticas e artísticas;
– Intervenções poéticas no supermercado da cidade;
– Trabalhar com letras de músicas e poesias, relacionadas ao contexto histórico desenvolvido no currículo
Resultados: O Sarau mostrou-se uma prática transformadora, pois os alunos venceram a timidez, estimulou a revelação de novos autores, proporcionou expansão do conhecimento e mentalidade crítica, valorizou o ser humano e o conhecimento do patrimônio cultural, realizou o desenvolvimento do vocabulário, concentração, disciplina, respeito e solidariedade, além de ter estimulado o contato pessoal entre todos os envolvidos.
- Formação em Metodologias Ativas
Objetivo: Formar os professores em serviço (durante as reuniões de ATPC), para o uso de metodologias ativas de aprendizagem em sua prática diária, de modo que ocorra a mudança de paradigma tanto do aprendizado quanto da relação professor-aluno.
Como Fazer?
- Buscar conhecimento referente as metodologias ativas.
- Preparar os materiais necessários para formação docente.
- Realizar as formações docente.
- Acompanhar em sala de aula a aplicação das práticas a partir da formação docente.
- Realizar feedback do acompanhamento aos professores.
- Avaliar com o corpo docente o resultado das novas metodologias inseridas no cotidiano escolar.
Resultados:
- Alunos protagonistas, com maior participação do seu processo de aprendizagem.
- Desenvolvimento da dimensão cognitiva e da dimensão socioemocional dos alunos.
- Melhora do desempenho escolar.
Metodologias trabalhadas:
- Cultura Maker
- Ensino Híbrido
- Gamificação no Ensino
- Sala de aula invertida
- A Mágica da Matemática
Objetivo: Introduzir e estimular o interesse e a curiosidade para conhecer diferentes estratégias de cálculos, desenvolvendo a capacidade de investigação na busca de resultados, valorizando o coletivo, o protagonismo juvenil e o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem.
O trabalho realizado pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio constituiu na confecção e realização de jogos pedagógicos, abordando diversas habilidades trabalhadas nos conteúdos de probabilidade, porcentagem, trigonometria e as quatro operações. Foram aplicados durante um circuito matemático para os alunos dos 9º anos.
Resultados: Foi realizada uma avalição do projeto que foi aprovado por 100% dos alunos que participaram.